NOTÍCIAS

A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, recebeu o banco de dados do INEP com os resultados dos participantes do ENCCEJA 2023. O banco de dados está sendo tratado e a previsão para início da análise dos pedidos e emissão dos documentos é 15/01/2024, podendo ser antecipada.

Sobre o Encceja


O Encceja é um exame de avaliação de competências, sendo voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio.

Quem elabora, aplica e corrige as provas é o INEP. A emissão do certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência é tarefa das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação parceiros do INEP. Durante a inscrição o participante precisa escolher em qual Instituição certificadora será mais fácil solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados.

O participante que alcançar a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas por área de conhecimento e na redação poderá solicitar a emissão do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

O participante que não alcançar a nota mínima exigida em todas as provas objetivas por área de conhecimento e na redação poderá solicitar a Declaração Parcial de Proficiência.

O participante poderá também solicitar a juntada de resultados, é quando o aluno possui certificação parcial de alguma edição do ENCCEJA ou possui histórico escolar de instituições de ensino públicas ou privadas, juntando os resultados obtidos com êxito onde deverão ser constatados nos documentos apresentados pelo aluno, a conclusão inequívoca de todas as disciplinas/áreas de conhecimentos exigidas para a Certificação do ENCCEJA.

A Secretaria de Estado de Educação somente certifica os participantes que a indicaram como instituição certificadora no ato da inscrição. Para acessar a página do INEP com as apostilas de estudo, página dos participantes, resultados e/ou outras informações, clique aqui.

Passo a Passo para solicitar a Certificação


1º ETAPA

1. Acessar o site http://certificacaoencceja.educacao.rj.gov.br/

2. Clicar na Aba SOLICITAÇÃO

3. Escolher o Tipo de Documentação que deseja solicitar

4. Escolher a Unidade Certificadora (SEEDUC ou CEJA)

5. Escolher o Endereço mais próximo da sua residência ou do seu trabalho (é neste endereço que o requerente irá presencialmente retirar a documentação solicitada)

6. Informar CPF e data de nascimento

7. Clicar em Enviar


2º ETAPA

8. Informar o ANO que realizou a inscrição/prova do ENCCEJA;

9. Preencher todas as informações do requerimento.

10. Anexar a documentação necessária para análise:

  • Foto ou imagem frente e verso do RG. Caso o RG seja a versão digital, é necessário enviar também o qrcode de autenticidade;
  • CPF;
  • Boletim fornecido pelo INEP com código verificador de autenticidade;

11. Anexar o Histórico Escolar, é somente para os casos de juntada de resultados, em que o participante deseje realizar o aproveitamento de estudos realizados com êxito.

12. Clicar em Enviar

OBS:O preenchimento incompleto ou com informações equivocadas, impedem a análise da solicitação. Verifique o preenchimento correto do e-mail, pois será através dele que entraremos em contato para informar quando o documento solicitado estará disponível para retirada.

Atenção: Caso a solicitação seja de certificação através da juntada de resultados, é necessário enviar todos os boletins fornecidos pelo INEP ou caso o aproveitamento seja com estudos concluídos com êxito em uma Instituição de Ensino, anexar também o Histórico Escolar fornecido pela Instituição de Ensino, pública ou privada, que comprovem de forma inequívoca a conclusão de todas as disciplinas/áreas de conhecimentos exigidas para a Certificação do ENCCEJA.


Quanto Tempo demora para ser analisado e emitido o documento solicitado?

A Equipe da Secretaria Estadual de Educação e da REDE CEJA, vão analisar a solicitação e emitir o documento (no caso de não existirem pendências), no prazo de 20 dias úteis. É necessário durante esse tempo, ficar atento a caixa de entrada e spam do e-mail informado no requerimento, pois será através dele que iremos informar quando o documento poderá ser retirado no endereço escolhido por você.

Caso a minha solicitação seja indeferida, o que devo fazer?

Os requerentes que tiverem a solicitação indeferida, devem se atentar ao motivo do indeferimento e realizar uma nova solicitação, cumprindo com todas as exigências informadas no pedido indeferido.