Sobre o Encceja


O Encceja é um exame de avaliação de competências, sendo voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio.

Quem elabora, aplica e corrige as provas é o INEP. A emissão do certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência é tarefa das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação parceiros do INEP. Durante a inscrição o participante precisa escolher em qual Instituição certificadora será mais fácil solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados.

O participante que alcançar a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas por área de conhecimento e na redação poderá solicitar a emissão do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

O participante que não alcançar a nota mínima exigida em todas as provas objetivas por área de conhecimento e na redação poderá solicitar a Declaração Parcial de Proficiência.

O participante poderá também solicitar a juntada de resultados, é quando o aluno possui certificação parcial de alguma edição do ENCCEJA ou possui histórico escolar de instituições de ensino públicas ou privadas, juntando os resultados obtidos com êxito onde deverão ser constatados nos documentos apresentados pelo aluno, a conclusão inequívoca de todas as disciplinas/áreas de conhecimentos exigidas para a Certificação do ENCCEJA.

A Secretaria de Estado de Educação somente certifica os participantes que a indicaram como instituição certificadora no ato da inscrição. Para acessar a página do INEP com as apostilas de estudo, página dos participantes, resultados e/ou outras informações, clique aqui.